Estratégia para sobreviver às fake news na política

14 de junho de 2022 às 08:00

De uma maneira geral, notícias de tragédias são sempre mais atrativas quando comparadas às do cotidiano. Especialista em pesquisas de mercado e opinião pública, Luiz Felipe Gabriel fala que as tragédias causam grande impacto, sejam elas falsas ou verdadeiras.

E quando o assunto é política, a maior tragédia é a corrupção. Segundo Luiz Felipe Gabriel, consultor empresarial e CEO do Instituto Verus Assessoria e Pesquisa de Marketing, a imagem é algo que custa muito para se construir, e pode ser destruída da noite para o dia, e, na vida de um político, um único acontecimento ruim pode levar até anos para ser esquecido. “Só uma reputação sólida pode suportar o peso de um escândalo”.

Para o especialista de mercado e opinião pública, quando um político tem a sua imagem prejudicada por alguma polêmica, a repercussão será mais extensa se comparada à capacidade de retratação. “A velocidade com que uma notícia ruim vai se replicar é maior do que o tempo de resposta”, ressalta.

O empresário afirma ainda que os escândalos políticos estão sendo banalizados. “Algumas pessoas não estão felizes com a política e quando a imprensa repercute algo negativo sobre um político, já relacionam aquela imagem a todos os outros”, diz.

O especialista ressalta que recuperar uma imagem desgastada requer tempo e plano de metas a serem seguidas no caminho da reestruturação. Seguir em frente e reestruturar a imagem com ações significativas é o caminho.

Tags: , , ,